Home » Utilidade Pública » Você sabe da importância do IPTU? Porque pagamos?

Você sabe da importância do IPTU? Porque pagamos?

Certamente muita gente paga impostos e nem sabe do que se trata, acaba entrando no piloto automático. Com o IPTU não é diferente.

Então vamos lá, IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, voltado para quem é proprietário de um imóvel, seja casa, apartamento, sala comercial, terreno etc., para pessoa física ou jurídica, se trata de uma Lei Federal e sua constitucionalidade é prevista no artigo 156, inciso I, da Carta Magna/1988.

Porque pagar?

Esse tributo é utilizado em prol da própria comunidade, conforme escrito e determinado na Constituição Federal e é distribuído da seguinte forma:

• 25% Educação
  • 15% Saúde

O restante é dividido em investimentos em diversas áreas tais como exemplos obras de infraestrutura, pavimentação e asfaltamento de ruas e estradas, iluminação, programas sociais dentre outros.

Por isso é muito importante manter o pagamento desse tributo em ordem, sem contar que em caso de falta de pagamento do IPTU acarreta, dentre outras consequências, multa, juros, atualização monetária, inscrição no Cadin municipal (cadastro de inadimplentes da Prefeitura), inscrição na Dívida Ativa, instauração de processo de execução fiscal e, em última instância, levar o imóvel a leilão para satisfação do crédito tributário.

A Prefeitura de São Lourenço da Serra, pensando em você, que por algum motivo atrasou ou tem débitos em aberto com o Município oferece opções para você ficar em dia com a Lei.

Atrasou 2018?
Não tem problema, entre em contato com a Prefeitura pelo telefones 4687-1069 ou venha pessoalmente no Departamento de IPTU (Rua Onedina Maria de Camargo, 422 – Centro)  e regularize! você pode pagar sem juros e multas, saiba como clicando aqui!

Tem dívida ativa?
Não se desespere, há uma saída. Através de um convenio com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) é possível fazer um bom acordo com isenção de juros etc, parcelar e evitar maiores problemas. Basta vir até o Departamento Jurídico (Rua Onedina Maria de Camargo, 422 – Centro) e fazer um acordo.

Você sabia?
O índice de inadimplência em São Lourenço da Serra é aproximadamente 40%, ou seja de cada R$ 1.000,00 que tem a receber só entra R$ 600,00. Hoje o montante da dívida ativa é de aproximadamente 70 milhões de reais.

Já pensou?
O que daria para fazer com esse recurso todo.

Prefeitura Municipal de São Lourenço da Serra – #TrabalhandodeVerdade