Home » Diretorias » Planejamento

Planejamento

Diretoria de Planejamento

  • Planejamento
  • Contato
A Diretoria de Planejamento é responsável pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), PPA (Plano Plurianual) e LOA (Lei Orçamentária Anual).

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente –  orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
– O Plano Plurianual (PPA) é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos. É aprovado por lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação.

– A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. A Constituição determina que o Orçamento deva ser votado e aprovado até o final de cada ano (também chamado sessão legislativa). A Lei Orçamentária Anual estima as receitas e fixa as despesas da Prefeitura para o ano subseqüente. Se durante o exercício financeiro houver necessidade de realização de despesas acima do limite que está previsto na Lei, o Poder Executivo emite medida provisória, submetendo-a a aprovação e solicitando crédito especial ou suplementar, ou nos casos especiais, emite créditos extraordinários, sem autorização prévia do legislativo, apenas por anuência posterior. No caso dos créditos suplementares, estes podem ser solicitados através da própria LOA.

Responsável: Alex Espinosa Mostafá

Prefeitura de São Lourenço da Serra
Endereço: Praça 10 de Agosto, 305 – Centro
São Lourenço da Serra – SP – CEP: 06890-000
Expediente: 8h as 17h
Fone: (11) 4687-2700

Fale conosco - Diretoria de Planejamento

 

Verificação